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Sistema de Alinhamento

Tem por finalidade ajustar os ângulos das rodas, mantendo-as retas em relação ao solo e paralelas entre si. Isso ajuda que o motorista não perca o controle do carro em curvas, além da segurança, manter o carro alinhado retarda o desgaste irregular dos pneus, aumentando a vida útil deles, influencia diretamente na economia de combustível, pois as rodas ficarão muito mais tempo em atrito com o solo e, por último, previne o deslocamento do veículo com uma dirigibilidade firme e sem surpresas.

Sistema de Balanceamento

O balanceamento permite que as rodas girem sem provocar vibrações. É fundamental para equilibrar o conjunto de pneu e rodas do veículo. Ao fazer essa manutenção o motorista terá mais conforto na condução do carro e na acomodação dos passageiros, além de influenciar diretamente no desempenho dos pneus.

Sistema de rodagem (Rodas e Pneus)

Tem a função de proporcionar estabilidade na zona de rodagem, proteger a carcaça de impactos e perfurações, além de restringir o diâmetro do pneu.

Revisão em geral

Esse é um processo pelo qual todos os automóveis precisam passar por um check-up periodicamente para verificar a situação de suas peças. Na revisão, o veículo é analisado de forma geral e são averiguados todos os sistemas do veículo.

Sistema de Suspensão

A suspensão tem a finalidade de proporcionar mais comodidade e segurança aos passageiros e de contribuir para a maior estabilidade possível. Para isso, usam-se meios elásticos de união entre as rodas e o chassi, como os pneumáticos, as molas, e os amortecedores.

Sistema de Direção

A função da direção é permitir que o condutor siga o caminho desejado, o que se consegue orientando as rodas dianteiras, ditas diretrizes, por meio de um mecanismo que o condutor aciona fazendo rodar um volante situado no interior do veículo.

Sistema de Freios

O sistema de frenagem funciona, basicamente, através da conversão de pressão mecânica em hidráulica, utilizando-se de um circuito fechado de fluido de freio desde o cilindro mestre, ligado ao servo freio e pedal de frenagem, até os cilindros ou pinças hidráulicas ligadas às rodas.

Caixa de velocidade

A Caixa de velocidades do automóvel tem por missão variar a força (binário) aplicada às rodas ou a velocidade segundo as necessidades da marcha. Para isso, existe no seu interior uma série de rodas dentadas, que podem ser engrenadas de vários modos e que reduzem a velocidade de rotação do motor segundo as combinações estabelecidas, obtendo-se assim diferentes velocidades nas rodas do veículo com as mesmas rotações do motor.

Sistema de Transmissão (semi eixo)

A transmissão tem por finalidade transmitir o movimento de rotação da caixa de velocidades ao eixo motor. Nos carros com motor à frente e tração a trás, a transmissão faz-se, na maioria dos casos, por dois veios tubulares de aço ligados por uma união articulada. À saída da caixa de velocidades e à entrada de movimento do eixo traseiro existem também uniões articuladas, para assegurarem a transmissão apesar das oscilações que as rodas transmitem ao eixo ao deslocarem-se sobre o solo

Sistema de Escapamento

Chamado popularmente de escapamento, o sistema de exaustão do veículo serve para filtrar as emissões de gases e reduzir o ruído do motor. O tubo dianteiro capta os gases gerados pela queima do combustível e os leva ao catalisador, onde a toxicidade é reduzida em até 95%.

SISTEMA ESCAPAMENTO

Freios de freios ABS

O ABS (Anti-lock Braking System) é um sistema de frenagem que evita que a roda bloqueie e entre em derrapagem quando o pedal do freio é pisado fortemente, evitando a perda de controle do veículo. Esse sistema é composto por sensores que monitoram a rotação de cada roda e a compara com a velocidade do veículo

Sistema de arrefecimento

Tem como função realizar a dissipação térmica proveniente da combustão interna do motor, com a ajuda do líquido de arrefecimento composto por de água desmineralizada e de aditivo. Este aditivo, por sua vez, não deixa que água ferva nem congele, auxiliando na manutenção da temperatura adequada.

aferrecimento

Sistema de lubrificação

A principal finalidade do sistema de lubrificação é reduzir o atrito entre as peças móveis do moto e dispersar parte do calor gerado pelo funcionamento do motor, evitando seu desgaste prematuro. O movimento intenso dos pistões contra os cilindros dentro do bloco do motor também é fonte de calor e causa o aumento da temperatura do motor.

Sistema elétrico

Responsável por alimentar todos os componentes elétricos do veículo. É composto, principalmente, pela bateria e pelo alternador. Além das fiações e dos dependentes elétricos.

Sistema eletrônico

A eletrônica embarcada visa fornece um sistema inteligente que possa interagir com dispositivos capazes de realizar algum tipo de ação num veículo com sensores que informem quando essas ações precisam ser executadas ou quando não podem.

Sistema de climatização

Tem seis funções fundamentais: aquecimento, arrefecimento, umidificação, renovação, filtragem e ventilação. Tais funções regulam a temperatura ideal do interior do veículo.

Sistema de injeção eletrônica;

É responsável por enviar o combustível de maneira controlada ao motor do veículo. Esse equilíbrio é garantido por meio de um chip eletrônico que analisa o funcionamento do motor, ajustando a alimentação, com o objetivo de obter um melhor desempenho, eficiência e a redução de poluentes.

Sistema de substituição de óleo do câmbio automático

Quando realizada nos períodos corretos, a troca de óleo do câmbio previne desgastes prematuros nos componentes internos da transmissão, evitando eventuais danos aos veículos e até a necessidade de realizar uma manutenção muito mais cara e profunda no câmbio.

Sistema de Embreagem

A embreagem tem por fim transmitir o movimento de rotação do motor às rodas segundo a vontade do condutor. Para isso, aproveitam–se as características de aderência por atrito de alguns materiais e assim consegue uma união rígida entre o motor e as rodas. Quando existe essa união, diz-se que o motor está embraiado. Se não há união, diz-se que está desembraiado.

Sistema do Motor

O motor do automóvel tem como missão transformar a energia química contida no combustível em energia mecânica de movimento. Para isso, aproveita a força expansiva dos gases que se queimam no interior dos cilindros, fazendo girar um veio cuja rotação se transmite às rodas que deslocam o veículo.

Sistema Air Bag

Airbag, também conhecido como bolsa de ar, almofada de ar ou erbegue, é um componente de segurança passiva dos veículos automotores que tem a finalidade de proteger os ocupantes quando o acidente é inevitável. 

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